Estabelecer as regras, desenvolver avaliações e atribuir notas: ensine seus fornecedores a tirarem nota 10
29 maio, 2023
A homologação de produtos é um processo essencial para garantir que o fornecedor esteja apto a fornecer produtos de qualidade e que atendam aos requisitos da empresa compradora. O processo de homologação pode variar de acordo com as políticas internas de cada empresa, mas geralmente envolve uma amostra inicial para análise, a verificação de documentações específicas do produto e a realização de auditorias – etapas principais contempladas na PLATAFORMA SIQ.
Na fase de amostra inicial, uma unidade do produto é enviada para a empresa compradora para análise de sua qualidade e conformidade com as especificações acordadas. Essa amostra é fundamental para garantir que o produto atenda às exigências/especificações da empresa compradora e possa ser homologado.
Além da amostra inicial, é importante verificar as documentações do produto e também legais, incluindo as melhores práticas de produção, informações dos processos produtivos, informações internas e externas da planta do fornecedor e detalhes sobre as peças, componentes e matérias primas, envolvidos na produção do produto. Todas essas informações são importantes para avaliar a capacidade do fornecedor de produzir o produto de acordo com as especificações acordadas.
O processo de auditoria é composto por duas etapas: a autoavaliação e a auditoria in loco. Na autoavaliação, o fornecedor responde a uma auditoria por meio de um formulário padrão. Essa etapa é importante para avaliar a capacidade do fornecedor de atender às exigências da empresa compradora. Já na auditoria in loco, a documentação e a amostra do produto são verificadas para garantir que o que foi recebido confere com o que foi acordado previamente.
A decisão final de homologação do produto é feita por meio de uma pontuação que leva em consideração os resultados da amostra, as documentações e as auditorias realizadas. Essa pontuação é calculada de acordo com o peso de cada uma dessas etapas e o sistema já classifica o fornecedor de acordo com o preenchimento dos requisitos estabelecidos.
A política interna da empresa compradora determina a pontuação mínima para a homologação do produto, que pode ser aprovado, reprovado ou até mesmo ter a homologação revogada em caso de não conformidades detectadas após a homologação. Importante destacar que se constrói um processo vivo, a cada lote recebido se reavalia a capacidade do fornecedor e se este se mantém dentro dos critérios de homologação.
A homologação na PLATAFORMA SIQ não é um processo estático, e sim vivo, que garante o acompanhamento contínuo para que o fornecedor continue produzindo produtos de qualidade e atendendo às exigências da empresa compradora.