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Como gerenciar os ferramentais presentes em fornecedores?

24 maio, 2017

A partir de um banco de dados contendo históricos cadastrais de todos os ferramentais utilizados em fornecedores, o TMS – Tooling Management System – é capaz de monitorar a vida útil de cada ferramental. Com isso, é possível ao cliente controlar todas as informações relacionadas aos ferramentais da empresa, proporcionando redução de custos e planejamento antecipado de budget. 

Como administrar todos os aspectos de uma gama de ativos caros sendo usados por terceiros? Durante sua vida útil, o ferramental precisa de manutenções e cuidados técnicos para manter a qualidade do produto. Além disso, como controlar a vida útil do ferramental (em número de “chutes”, “batidas” ou peças produzidas) estando longe do dia-a-dia dos fornecedores? Como saber se o fornecedor não está fazendo uso do seu ferramental para comercializar suas peças por outros canais não negociados?

A SIQ desenvolveu uma solução de Gestão de Ferramentais a qual responde as questões acima. A partir de um banco de dados contendo as informações cadastrais de todos os ferramentais usados em fornecedores, esta solução (TMS – Tooling Management System) é capaz de monitorar a vida útil de cada ferramental. Com isso, é possível ao cliente fazer um planejamento anual de reposição de ferramentais de maneira proativa. Sem a solução, muitas vezes, essa reposição ocorria apenas quando o ferramental já não apresenta características funcionais mínimas para garantir a qualidade e a produtividade do processo de fabricação. Sendo reposto em caráter emergencial, normalmente esse reinvestimento saía mais caro do que deveria, dentre tantas outras perdas.

Nos cases implementados pela SIQ, além da organização, gestão e redução de custos, alcançou-se um dos índices mais importantes na ótica do cliente: a redução de problemas em produtos finais.

O desenvolvimento de parcerias estratégicas na indústria de transformação tem sido, cada vez mais, fator de vantagem competitiva para grandes empresas. Construir uma cadeia de suprimentos sólida e confiável é parte da agenda destas mesmas empresas. No entanto, nem sempre é viável ter fornecedores competitivos se, estes, por sua vez, tiverem que dispor de grandes aportes financeiros para investir em ativos, como ferramentais de grande porte. Essa situação é bastante comum em processos de fundição, forjaria, estamparia, injeção e sopro de plásticos, cujos valores dos ferramentais costumam ser bastante elevados. Por outro lado, em sendo proprietários dos ferramentais, os clientes ganham em flexibilidade para mudar de fornecedor caso, em algum momento, a relação comercial com o fornecedor venha a ser rompida por algum motivo.

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Texto escrito por Alexandre Tavares, professor de Engenharia pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Mecânico com mais de 15 anos de experiência na área de Qualidade na Indústria Automotiva e certificado como Engenheiro da Qualidade pela American Society for Quality.

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