Gestão da Qualidade de Fornecedores
A Suíte de Gestão da Qualidade de Fornecedores torna possível trocar informações com a Cadeia de Fornecedores via Web, de maneira ágil, simples, clara e efetiva de modo a proporcionar Melhoria Contínua, Eliminação de Desperdícios e Padronização de processos, proporcionando naturalmente o crescimento mútuo. O uso do Portal do Sistema traz transparência, agilidade e perfeito controle junto aos Fornecedores, transferindo a estes a responsabilidade pelas ações preventivas e corretivas.
Processos de gestão da qualidade do Varejo
Gestão da Qualidade de Fornecedores
-
Processo de aprovação de amostras iniciais – Marcas Próprias e Específicos.
Gerenciamento Aprovação de Amostras INICIAIS ou MODIFICADAS, junto a cadeia de Fornecedores, desde a emissão do Pedido (integrado ao Documento de Engenharia) até o recebimento do PPAP. Controle de cronograma, responsáveis, prazos, ações, acordos, resultados e Status de cada projeto.
-
Não Conformidades
Gerir o processo de solução dos problemas detectados na inspeção, através de métodos como 8D, 5PB´s, entre outros, onde o próprio Fornecedor responde as fases do método, reduzindo drasticamente a carga da área de qualidade da empresa no controle, transferindo-a para o Fornecedor.
-
Ações Corretivas e Ações Preventivas (CAPA)
Gerir o processo de solução dos problemas e não conformidades detectadas na auditoria e/ou avaliações, através de métodos como 8D, 5PB’s, dentre outros, onde o próprio gerador da não conformidade responde às fases do método aplicado, reduzindo drasticamente a carga de trabalho da área de Qualidade da empresa.
-
Compliance (Gestão de Documentos Legais, Contratos e Certificações)
Controlar e manter documentos de fornecedores de produtos e serviços como Certificações, Licenças, Contratos e outros documentos conforme política de qualidade da Companhia. Exemplos mais comuns: ISO 9000 , TS 9000 , VDA , ISO14000, ROHS, Licenças Ambientais, Licença de Funcionamento, Licença para Produção, Contratos de Fornecimento, Licenças de órgãos públicos como Polícia Federal, Polícia Militar, IBAMA.
-
Inspeção na Origem
Controlar os produtos dos fornecedores na origem, ou seja, antes de saírem do local onde foram fabricados, e muitas vezes com o controle durante o processo produtivo. Gerenciamento de embarques controlado (CS1 e CS2). Todo o envio de mercadorias será controlado incorporando os aspectos da Qualidade no Aviso de Embarque e na Nota Fiscal. Prover informações para os fornecedores referentes a PPAPs, Documentos, Skip-lot, amostragem, meios de controle, entre outros. Disponibilizar informações relacionadas à qualidade do produto através de gráficos e alertas.
-
Avaliações /Auditorias
Aplicar e gerenciar auditorias realizadas nos fornecedores.
Controle dos resultados e das próximas auditorias.
Follow-up das ações. Exemplo de auditorias: Processo produtivo / Auto-Avaliação / Sistema da Qualidade / Auditorias Ambientais / Nível de Preço / Flexibilidade de negociação / Comunicação / MMOG / VDA / outros. -
Conformidade de Embalagem
Controle de Embalagens iniciando-se no desenvolvimento do produto e seguindo durante toda sua vida útil. Definição da confecção da embalagem, quantidades, padronização, e fluxo com os fornecedores. Gestão de faltas, condições e excessos.
-
Ressarcimento / Nota de débito?
Explicitar os custos internos gerados por problemas de má qualidade do Fornecedor, permitindo assim o envio da solicitação de ressarcimento junto aos Fornecedores.
-
Skip Lot
Inspeção de lotes fracionados dos produtos de Fornecedores que apresentarem um histórico exemplar e estável de qualidade, de acordo com critérios de importância definidos pelo usuário, tais como: características, níveis de confiabilidade, etc.