Gestão da Qualidade de Manufatura
Reduzir problemas de qualidade na inspeção final e as paradas de produção por problemas de qualidade, eliminar o custo das rejeições e apoiar a identificação da causa raiz dos problemas, temas estes que são tratados pela Suíte de Gestão da Qualidade de Manufatura, que gerencia a Qualidade dos itens produzidos internamente, bem como os problemas causados nos produtos manufaturados pela utilização dos itens adquiridos de fornecedores. Também estão cobertas as auditorias internas bem como o tratamento das não conformidades e projetos de melhoria (Kaizen).
Processos de gestão da qualidade da indústria de Manufatura
- INSPEÇÃO DE MANUFATURA
a) Inspeção de Processos: A Inspeção de Processos, como o próprio nome já diz, serve para verificar a conformidade de critérios obrigatórios para execução das etapas de um determinado processo, atuando desde a adequação de maquinários e equipamentos, passando pelos sistemas, até chegar em outros procedimentos operacionais que tenham um modo padronizado de execução. Visando garantir a perfeita aplicação de Boas Práticas durante o processo produtivo, a Inspeção de Processos traz como principal benefício o funcionamento ideal de máquinas e equipamentos, normas de segurança, fluxo de trabalho e requisitos de qualidade, conforme estabelecido para o produto em manufatura.
b) Inspeção de Produtos: As Inspeções de Produtos em diferentes etapas do processo produtivo são de fundamental importância para garantir a qualidade final do produto. Consiste em avaliar as características físicas, sensoriais e de orientação temporal, além do desempenho de produção. Sua aplicação é definida a partir de um Plano de Controle em pontos críticos da manufatura. Os principais benefícios são: garantia de que o produto esteja dentro das especificações necessárias de qualidade, redução de custos com retrabalho, diminuição de paradas na linha de produção e facilidade na aplicação de ações corretivas e preventivas no processo.
- INSPEÇÃO FINAL
A Inspeção Final assegura que os produtos acabados estão sendo liberados de acordo com as especificações exigidas seguindo o rigor de qualidade e segurança. É comumente a inspeção mais adotada pelas empresas por se tratar da última etapa do produto até sua remessa ao cliente final. A ausência ou falha nessa inspeção compromete seriamente a garantia da qualidade do produto o que, por consequência, impactará negativamente na imagem da empresa.
- CEP
O Controle estatístico do processo (CEP) é uma ferramenta que aplica métodos estatísticos para ações de prevenção de não conformidades, melhoria da qualidade de produtos e processos e redução de custos e desperdícios. O CEP estabelece rastreamento fácil de informações estatísticas, detecção de causas de instabilidades nos processos, tomada de ações corretivas e preventivas e relatórios.
- Avaliações / Auditorias
Aplicar e gerenciar auditorias internas durante o processo produtivo e Inspeção final. Controle dos resultados e próximas auditorias. Follow-up das ações. Exemplo de auditorias: Processo produtivo / Sistema da Qualidade.
- Não Conformidades
Criar, gerir e disponibilizar necessidades de Ações quando houver não conformidades, proporcionando a análise de causa-raiz e a resolução de problemas através de ferramentas como 8D, 5PB´s, entre outros. Pode também ser usado como repositório para ações de Melhoria Contínua, permitindo a criação e monitoramento de Planos de Ação e seus resultados (PDCA, DMAIC, etc).
- Gestão de Ativos, Ferramentas e Equipamentos de Medição
A finalidade desse módulo é realizar o controle de todos os ativos, ferramentais e equipamentos de medição existentes na empresa, oferecendo maior confiabilidade e agilidade no uso das informações e proporcionando aos gestores um melhor planejamento dos CAPEX e OPEX:
- Ativos: monitoramento e rastreamento dos ativos e suas atividades ao longo de sua vida útil, informando a necessidade de realizar uma manutenção rotineira, preventiva e/ou corretiva. É possível realizar o controle de todas as documentações relacionadas aos ativos de forma centralizada, melhorando a visibilidade das informações pelas pessoas da organização.
- Ferramentais: controle de ferramentais, principalmente os valores destes ativos, sua localização, vida útil e condições técnicas, o que permite um melhor planejamento de budget para próximos períodos, levando-se em consideração a demanda do item e tempo de construção da ferramenta.
- Equipamentos de medição: oferece aos gestores um histórico completo sobre todas as informações referentes à calibração dos equipamentos, englobando a data última calibração, das calibrações anteriores, bem como datas de manutenções e reparos.