Gestão de fornecedores
31 janeiro, 2022
Há muito tempo já percebemos que fornecedores são verdadeiros parceiros de negócios. Na visão tradicional estes deveriam ser encorajados a competir para serem aceitos pelas organizações. Hoje, compradores e vendedores devem construir um relacionamento de longo prazo e mutuamente benéfico.
O fornecedor faz parte da cadeia produtiva como um grande parceiro que irá prover o primeiro input de seu processo produtivo. Esse input, seja de matéria prima, de componentes, sistemas ou serviços, subsidia o necessário ao desenvolvimento do negócio.
Um bom relacionamento de ganha-ganha permite que seja gerado um diferencial competitivo na medida em que há confiança quanto ao que se recebe e em que condições.
Neste sentido, deve-se ter muita atenção às etapas fundamentais do processo de gestão de fornecedores, a final, qualquer variação em relação aos requisitos do comprador podem gerar problemáticas das mais leves, como a necessidade de revisar prazos, às mais graves, como perda de certificados ou processos e multas.
O primeiro passo é uma pesquisa de mercado aprofundada com análise de questões primordiais que orientem a tomada de decisão como: fontes reais e potenciais, capacidade produtiva ou de atendimento disponível, disponibilidade de entrega ou atendimento de prazos, tendências tecnológicas e perspectivas a longo prazo de mercado.
Tanto na pesquisa como durante as parcerias, há muitos atributos que auxiliam no processo de análise, dentre os quais se destacam:
- Pontualidade quanto aos prazos;
- Proximidade à planta ou acesso garantido;
- Fornecimento de qualidade consistente;
- Preço competitivo;
- Antecedentes estáveis e confiáveis;
- Potencial de adaptação e atendimento de necessidades;
- Comprometimento com o processo;
- Boa reputação e manutenção de clientes;
- Fornecimento de serviço técnico de qualidade;
- Manutenção e acesso para constante troca de informações.
Note que é importante reconhecer que muitos atributos e implicações da tomada de decisão em relação aos fornecedores podem variar em decorrência do tipo de compra a ser feita, cada compra terá suas características e requisitos e envolverá atributos diferentes com diferentes pesos na avaliação final. Por esse motivo, vale montar um plano que direcione cada tipo de compra.
Dessa forma, os fornecedores podem e devem ser qualificados por avaliações de capacidade, idoneidade, potencial e em função de atendimento de demais requisitos. A tecnologia é a maior aliada ao longo de todo o processo, permitindo integrar as diferentes variáveis e analisar melhor os resultados.
Finalmente, um bom monitoramento dos fornecedores com emprego de tecnologias irá permitir que sejam acompanhados indicadores de interesse como: conformidade de produtos e serviços, conformidade de entrega, Lead time e capacitação tecnológica.
Fique atento! Gerir os fornecedores adequadamente contribui para o diferencial competitivo das organizações, possibilita análises integradas e melhor gerenciamento interno das etapas produtivas, gera indicadores base para acompanhamento de resultados e agilidade e eficiência dos processos.