Homologação de Fornecedores – Aspectos Ambientais
3 maio, 2022
A questão ambiental tem um peso cada vez maior em ambiente organizacional e ganha destaque em modelos e sistemas de certificação para a excelência. Requisitos governamentais, do mercado e novas exigências de clientes reforçam a relevância do tema.
As possibilidades de adequação à ambientes organizacionais mais sustentáveis e a processos mais responsáveis sob aspecto socioambiental abrem caminho a oportunidades de negócios e novas parcerias.
Neste sentido muitas organizações buscam especificamente parceiros que tenham aderência à temática e respeitem as questões ambientais. Desde atendimento à legislação vigente cumprindo exigências de alvarás, licenças e autorizações, à eficiência ambiental em todo o processo.
Ao gerir fornecedores, a atenção deve ser redobrada, dependendo do setor e atividade ou produtos fornecidos há responsabilidade ambiental relacionada com potencial de grandes impactos.
Partindo de requisitos governamentais, o acompanhamento da qualidade no quesito ambiental demanda um levantamento apurado de aspectos e impactos ambientais e reconhecimento de legislações vigentes.
O diagnóstico irá propiciar a identificação de itens fundamentais de serem requeridos a cada categoria de fornecedor, complementando o sistema há ainda a necessidade de identificar demais requisitos no que concerne a selos, certificados e demais exigências coerentes com a política e cultura organizacional da empresa.
O sistema desenvolvido pela SIQ permite desenvolver um modelo que melhor se adeque a tais necessidades e ainda contempla a possibilidade de integração entre as exigências e questões internas de processos e modelos organizacionais para permitir maior fluidez e eficiência.
Em meio ambiente, principalmente, a homologação é um processo com etapas bem definidas de levantamento documental, checagem de requisitos e manutenção constante, muitas licenças e autorizações são altamente específicas e possuem prazos bem definidos.
Validações, atualizações e coerência com exigências externas são essenciais no acompanhamento da performance de fornecedores e podem ser cruciais tanto para o desempenho quanto para a imagem da empresa contratante.
Passivos ambientais, acidentes, riscos mal ou não dimensionados, geram enormes custos e até processos administrativos ou criminais. Estar ciente desse cenário permite ao gestor desenhar o modelo mais harmônico e ter consciência de que há necessidade de melhor tecnologia de apoio.
A SIQ, exerce sua responsabilidade socioambiental ao desenvolver sistemas justamente para atender demandas fundamentais e ir além, ao propiciar personalizações que componham um portal rumo à sustentabilidade.