Homologação de Fornecedores – Serviços
25 abril, 2022
O processo envolvido na gestão da qualidade de fornecedores depende de um dinamismo e adequação aos cenários internos e externos cada vez maior. As constantes mudanças a que estamos suscetíveis e as diferentes variáveis demandam muito da área de qualidade.
A homologação esbarra e se relaciona diretamente com questões de alta relevância e complexidade como segurança de dados, de processos e da própria organização em termos de propriedade intelectual e conformidade a requisitos de certificações, por exemplo.
Neste sentido, homologar fornecedores de matérias primas, produtos, equipamentos, é muito diferente de homologar pessoas, servidores e prestadores de serviços. Haverá uma série de variáveis diferentes dependendo do serviço prestado.
O prestador deverá ter sua segurança de dados e pessoal garantida e ao mesmo tempo deve ser responsável por seus atos, reconhecer requisitos e normas de conduta da empresa que o recebe e respeitar processos e requisitos.
Pode haver ainda, a depender da atividade, necessidade de treinamentos, de equipamentos de proteção que sejam auditados, de uma série de condições e exigências que devem ser detalhadamente cuidadas e geridas para manter o bom relacionamento e garantir a entrega em conformidade.
Em algumas situações, o prestador atua mais na empresa que o recebe do que na que o contratou efetivamente, assim, haverá necessidade de uma política que o receba e controle uma série de informações constantemente.
Documentos relacionados à saúde ocupacional, segurança do trabalho, que sejam comprobatórios de habilidades e que autorizem o desenvolvimento atividades, além de documentos que comprovem que há uso seguro de equipamentos e reconhecimento de condutas e normas de segurança, são todos primordiais.
A depender dos envolvidos e serviços, a homologação será mais ou menos complexa, no entanto, é o tipo de fornecedor mais dinâmico e que pode sofrer diferentes variações ao longo do contrato.
O emprego de uma plataforma para gerenciamento deste tipo de fornecedor, como a desenvolvida pela SIQ, é primordial para que os requisitos sejam gerenciados com excelência e para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Lidar com pessoas demanda muito cuidado, detalhamento e eficiência para que não haja nenhuma intercorrência que possa prejudicar qualquer um dos lados. A possibilidade de que o processo seja automatizado e garanta a possibilidade de personalização e transparência é fundamental.
Finalmente, novas legislações apenas são possíveis de ser respeitadas adequadamente com o apoio de sistemas de qualidade que permitam alta performance nos processos de gestão da qualidade.