Inspeção de recebimento
7 março, 2022
A qualidade é um dos principais fatores que podem impactar na lucratividade e perenidade das empresas no mercado. Dessa maneira, devem ser mapeadas ações que contribuam para a garantia e manutenção de padrões de qualidade que atendam os requisitos dos clientes e do mercado em geral.
Ser perene demanda manter a confiança e a constância de padrões de seus produtos ou serviços, o primeiro passo para evitar problemas que possam justamente impactar na confiança nos padrões definidos é a inspeção de recebimento.
Todos já presenciamos situações de recall ou escândalos por produtos com componentes ou materiais que devem ser substituídos ou podem causar danos à saúde ou segurança dos usuários. Muitas vezes, a origem do problema está no material que veio de um fornecedor e não na própria empresa ou em seu processo.
O cliente, no entanto, não separa o que é produzido pela empresa ou vem de um fornecedor. Apenas entende que há um problema e o atribui à marca. Essa mancha na reputação pode levar a graves situações, desde perda de lucratividade a, em casos mais graves, encerramento de atividades.
Para além dessa situação, há ainda o que não chega ao cliente mas impacta o processo. Retrabalhos, refugos, desperdícios e gastos com atrasos podem ser evitados com uma ação de inspeção bem planejada, gerando maior desempenho operacional, confiabilidade e segurança em processos, materiais e produtos.
Inspecionar significa verificar a conformidade de acordo com requisitos previamente definidos, uma ação fundamental parte do processo de controle de qualidade contemplada com excelência por diferentes módulos da Plataforma SIQ.
A inspeção de recebimento conta com módulo totalmente dedicado para que materiais e produtos sejam verificados quanto aos requisitos tanto pelo cliente como pelo fornecedor, promovendo maior transparência e assertividade no processo.
Muitos dos requisitos se referem a especificações técnicas que caso não contempladas podem levar a atrasos no processo ou até a danos à equipamentos ou produtos finais em desconformidade, há ainda exigências contratuais que podem remeter a Organismos de Certificação, por exemplo, que se não atendidas geram situações complexas.
A inspeção de recebimento é realizada por atributos, pode ser quantitativa ou qualitativa, analisando-se a presença ou ausência de características previamente definidas por ambas as partes, fornecedor e cliente.
Há duas possibilidades principais para o procedimento, a primeira é a inspeção total, em que 100% das unidades recebidas são analisadas, principalmente quando se trata de equipamentos ou materiais que podem trazer algum risco a segurança dos usuários ou de terceiros.
Caso haja lotes grandes e produtos que nitidamente atendem as especificações quanto à condições em que se apresentam, em unidades de menor risco, podem ser realizadas inspeções por amostragem.
No caso da amostragem podem ser adotados critérios envolvendo o nível de confiabilidade do material recebido, o tamanho do lote e o tamanho da amostra necessária.
Então, há que se traçar planos de amostragem em que se determina o nível de qualidade aceitável para cada tipo de material, norteando decisões por aceitar ou rejeitar o lote.
Note que algo aparentemente simples pode ser muito complexo e depender de muitos critérios e procedimentos para que seja realizado com excelência, ao mesmo tempo, pode gerar desconforto entre fornecedor e cliente.
Neste cenário, entra em ação a plataforma SIQ com o módulo de inspeção por recebimento, automatizando tais ações e promovendo um ambiente confiável e transparente que viabilize a parceria no controle da qualidade dos materiais recebidos.
Com a plataforma é possível acompanhar em tempo real as inspeções e resolver situações ou possíveis impasses com maior eficiência e confiabilidade. Necessidades específicas podem fazer parte do módulo e gerar ainda maiores contribuições para os resultados de todos os envolvidos.