Conheça as 4 Inspeções de Produtos e Processos da Plataforma SIQ
14 julho, 2021
Inspeção na Origem, Inspeção de Recebimento, Inspeção de Manufatura e Inspeção Final
As inspeções são vitais para que as empresas possam identificar e corrigir problemas em seus produtos e processos produtivos, garantindo aos seus clientes a entrega de mercadorias com alta qualidade e dentro das exigências e normas legais demandadas pelo mercado. Quem deixa de implementar estratégias tecnológicas acaba perdendo espaço para a concorrência, pois é impossível realizar inspeções manualmente de forma produtiva.
É por isso que falhas ou ausências de inspeções geram um impacto determinante no custo final do produto e na produtividade e confiabilidade das empresas. Ocorrências como atrasos e defeitos em componentes de fornecedores, paradas frequentes nas linhas de produção, retrabalhos de peças, recalls e alto índice de reclamação de clientes são evidências claras de que a empresa necessita de um plano de controle de inspeções sistematizado que promova a integração das informações do início ao fim do processo produtivo.
A Plataforma SIQ conta com quatro importantes módulos de Inspeção: Inspeção na Origem (no fornecedor), Inspeção de Recebimento, Inspeção de Manufatura (Processo e Produto) e Inspeção Final. Esses módulos proporcionam o gerenciamento completo de todos os pontos de inspeção presentes em uma empresa, desde a planta do fornecedor até a liberação do produto. Além disso, sua versatilidade permite o input de dados através das mais inovadoras tecnologias, perfeitamente atreladas aos conceitos da Indústria 4.0. Neste post você poderá compreender a finalidade e funcionamento de cada uma das inspeções:
INSPEÇÃO NA ORIGEM (NO FORNECEDOR)
A Inspeção na Origem consiste no ato de inspecionar produtos na origem de sua fabricação, ou seja, na planta do fornecedor. Esse tipo de inspeção tem o intuito de garantir que as mercadorias saiam do fornecedor e cheguem até o cliente com qualidade assegurada, isto é, conforme as especificações e requisitos exigidos pelo cliente e Organismos de Certificação de Produto. Sua principal vantagem é promover maior comprometimento do fornecedor com a qualidade e processos do seu contratante, bem como estabelecer uma cultura de melhoria contínua que se estenda a toda cadeia de abastecimento.
INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO
A Inspeção de Recebimento acontece quando os produtos chegam fisicamente na empresa e tem como objetivo principal verificar se as mercadorias entregues pelos fornecedores estão em conformidade com as exigências solicitadas, atendendo especificações técnicas e requisitos contratuais. Essa inspeção é primordial porque impede que produtos defeituosos sejam utilizados posteriormente nas linhas de produção, evitando retrabalhos, refugos e desperdícios, além de servir para classificar fornecedores ou mesmo coletar dados para emissão de eventuais notas de ressarcimento junto ao fornecedor.
INSPEÇÃO DE MANUFATURA:
a) Inspeção de Processos: A Inspeção de Processos, como o próprio nome já diz, serve para verificar a conformidade de critérios obrigatórios para execução das etapas de um determinado processo, atuando desde a adequação de maquinários e equipamentos, passando pelos sistemas, até chegar em outros procedimentos operacionais que tenham um modo padronizado de execução. Visando garantir a perfeita aplicação de Boas Práticas durante o processo produtivo, a Inspeção de Processos traz como principal benefício o funcionamento ideal de máquinas e equipamentos, normas de segurança, fluxo de trabalho e requisitos de qualidade, conforme estabelecido para o produto em manufatura.
b) Inspeção de Produtos: As Inspeções de Produtos em diferentes etapas do processo produtivo são de fundamental importância para garantir a qualidade final do produto. Consiste em avaliar as características físicas, sensoriais e de orientação temporal, além do desempenho de produção. Sua aplicação é definida a partir de um Plano de Controle em pontos críticos da manufatura. Os principais benefícios são: garantia de que o produto esteja dentro das especificações necessárias de qualidade, redução de custos com retrabalho, diminuição de paradas na linha de produção e facilidade na aplicação de ações corretivas e preventivas no processo.
INSPEÇÃO FINAL
A Inspeção Final assegura que os produtos acabados estão sendo liberados de acordo com as especificações exigidas seguindo o rigor de qualidade e segurança. É comumente a inspeção mais adotada pelas empresas por se tratar da última etapa do produto até sua remessa ao cliente final. A ausência ou falha nessa inspeção compromete seriamente a garantia da qualidade do produto o que, por consequência, impactará negativamente na imagem da empresa.
Somos especialistas em tecnologia da informação consolidada no mercado desde 1996. Nossa robusta plataforma é voltada para a excelência na gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos de nossos clientes, focando em ganhos imediatos de redução de custos e desperdícios.
A experiência da SIQ em gestão da qualidade permite ainda oferecer serviços de consultoria, desenvolvimento e implantação de projetos especiais, denominados como on demand, que visam atender às necessidades específicas das empresas tendo como foco a inovação e indústria 4.0.
Para saber mais e obter uma cotação, estes são nossos canais de atendimento:
Formulário
WhatsApp