Um modelo completo para garantia e gestão da qualidade de fornecedores
26 janeiro, 2023
A palavra de ordem para as relações com fornecedores se tornou engajamento, com grande impacto no processo produtivo a atuação do fornecedor deve ser muito bem acompanhada e orientada de acordo com os requisitos de qualidade.
Mas como engajar e manter um bom relacionamento com tantos requisitos, metas e cobranças na hora de firmar um contrato e receber os insumos e/ou componentes? É notório que só pode haver cobrança se é oferecida estrutura mínima para adequação dos resultados.
Pois bem, nesse contexto a Plataforma da SIQ vem a amparar tanto contratantes quanto fornecedores e gerar um ambiente saudável e bem estruturado que possa orientar e gerar um modelo transparente, seguro, prático e passível de acompanhamento por ambos.
A proposta nasceu de uma vasta experiência no mercado e no acompanhamento de processos produtivos com gestão da qualidade e, especificamente, gestão de fornecedores, que levou a SIQ a mapear as necessidades gerais e específicas de diferentes setores no intuito de criar uma maneira mais assertiva para tal relacionamento.
A plataforma de inspeção conta com dois módulos específicos para gestão de fornecedores, que permitem a interface e troca de informações entre ambos os lados mencionados, propiciando o ajuste metodológico a parametrização de metodologias e a equalização de resultados.
Automaticamente se cria um sistema de rastreabilidade digno de grandes negociações e de sistemas de qualidade de alta performance, uma vez que haverá acesso total a informações e um canal rápido e eficiente de trocas e respostas.
O primeiro módulo oferece um modelo de inspeção de origem, totalmente exclusivo e desenvolvido pela SIQ, que permite que sejam inseridas as informações pelo próprio fornecedor antes do envio ao cliente que pode acompanhar e já agir quanto aos resultados das análises para atender a seus requisitos.
A segurança nesta etapa está no envio de lotes já inspecionados, gerando um modelo de rastreio de dados do processo e de componentes do produto que ampara futuros processos de auditoria. A conformidade atestada na etapa da inspeção de origem elimina dúvidas e dinamiza relações quanto à busca de informações em caso de problemáticas ou requisição de dados para algum processo específico, seja interno ou decorrente de novos mercados.
Então, há o envio do lote que será inspecionado no recebimento, em posse das informações da inspeção pregressa será possível não apenas gerar novos dados mas também compará-los em tempo real a dados antes do envio, para averiguar qualquer variação.
Balanços e adequações podem ser realizados no intuito de haver uniformidade entre os processos de inspeção, o que leva ao engajamento almejado e à possibilidade de uma relação mais transparente e segura para ambos os lados. Ao final é gerado um certificado de qualidade que permite rastreabilidade de todas as etapas e dados do processo, bem como características de cada lote.