Os custos da qualidade e os custos da não qualidade
6 dezembro, 2021
Muito se fala sobre os custos da qualidade, afinal de contas, se trata de um requisito fundamental cada vez mais demandado pelos clientes e pelo mercado. Manter o negócio estável e competitivo depende de investimentos e processos de melhoria contínua.
O processo de manutenção da qualidade de um sistema produtivo se inicia com a avaliação de diferentes dimensões que a constituem e interagem de maneira complementar para garantir o diferencial competitivo. Dentre tais dimensões podemos destacar: desempenho, atributos do produto ou serviço, concordância com especificações, confiabilidade, durabilidade, imagem e atendimento ao cliente.
Identificados os parâmetros que devem ser seguidos para manter cada dimensão dentro dos requisitos definidos, há que se investir em processos de prevenção, de garantia, de conformidade e de informação com transparência.
Perceba que as etapas são adotadas a características mapeadas, procedimentos bem detalhados e variáveis reconhecidas, uma qualidade bem planejada pode ser desenvolvida e orientada para maiores resultados com menores investimentos e prazos de retorno mais interessantes.
No entanto, essa análise de custo x benefício ou de custo x eficiência, que pode ser feita quando há margem para escolher as melhores tecnologias ou processos mais adequados a cada situação, apenas é possível se houver planejamento.
O não planejamento leva à perda da qualidade e à necessidade de investimentos em um terreno mais instável, não totalmente mapeado. O caminho que se inicia na não qualidade é muito mais tortuoso e gera muitos custos inesperados. Abaixo alguns exemplos:
- Desperdícios (superprodução e superfaturamento);
- Falhas e defeitos;
- Necessidade de retrabalho;
- Perda de tempo e prazos;
- Gastos de materiais, recursos e energia;
- Multas por entregas fora de especificações;
- Reivindicações de garantias;
- Custos com recall.
Obviamente, há muito mais envolvido, mas note que os exemplos citados já evidenciam graves impactos aos sistemas internos da empresa e toda a sua estrutura levando à possibilidade de custos expressivos.
Investir em qualidade e em modelos que possam amparar as tomadas de decisão em busca de evitar a não qualidade ou problemas associados, e de buscar padrões de qualidade mais indicados a cada caso, leva a melhores resultados.
Gerir atualmente é ter foco no cliente e direcionar o negócio rumo à eficiência e padrões cada vez mais elevados de qualidade, nesse sentido, reduzir os custos da falta de qualidade é crucial.
A SIQ é especialista em tecnologia da informação consolidada no mercado desde 1996. Nossa robusta plataforma é voltada para a excelência na gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos de nossos clientes, focando em ganhos imediatos de redução de custos e desperdícios.
Nossa experiência em gestão da qualidade permite ainda oferecer serviços de consultoria, desenvolvimento e implantação de projetos especiais, denominados como on demand, que visam atender às necessidades específicas das empresas tendo como foco a inovação e indústria 4.0.
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